O CHORO DE UMA MÃE E A ORAÇÃO DE UM FILHO

19 de maio

O CHORO DE UMA MÃE E A ORAÇÃO DE UM FILHO

 
 
ESBOÇO————————————————– O CHORO DE UMA MÃE E A ORAÇÃO DE UM FILHO GENESIS 21: 10-19
 
INTRODUÇÃO: ESTA É UMA DAS MAIS LINDAS HISTORIAS QUE A BIBLIA DESCREVE PARA NÓS SEGUIDORES DO LIVRO DOS LIVROS , UMA HISTORIA REAL ENTRE DUAS MÃES DE DOIS PATRIARCAS, OS QUAIS SÃO: ISAQUE E ISMAEL. COM ELAS APRENDEMOS QUE DEUS OPERA EM NOSSAS VIDAS AO SEU MODO E TEMPO, DE FORMA APARENTEMENTE COMPLICADA AOS NOSSO OLHOS, PARA QUE AO SEU TEMPO AS COISAS SE ESCLAREÇAM E POSSAMOS ENTENDER QUE ELE É DEUS E SENHOR , E QUER O MELHOR PARA NÓS.
 
 
1) —————————————————————-CONFLITO ENTRE AS DUAS MÃES.
 
a) O CONFLITO ENTRE SARA E HAGAR, COMEÇOU DEVIDO AO ERRO COMETIDO PELA PROPRIA SARA, QUE COMEÇOU A ACHAR QUE A PROMESSA DE DEUS DE  LHE DAR UM FILHO ESTAVA DEMORANDO. ELA DÁ SUA SERVA HAGAR A SEU MARIDO ABRAÃO POR MULHER, PARA QUE ASSIM ELA TIVESSE UM FLIHO.VEJA GENESIS 16:3.4.
ISSO DEMONSTRA A ANSIEDADE QUE SARA TEVE , E ASSIM ERA COMO SE ELA QUIZESSE FACILITAR AS COISAS PARA DEUS . NÃO QUEIRA PORTANTO DAR UMA AJUDAZINHA PARA DEUS, POIS ELE SABE QUAL O TEMPO DE AGIR.
 
b) SARA ESTAVA SOFRENDO PELA SUA PRECIPITAÇÃO, PORÉM DEUS ESTAVA TRABALHANDO PARA TRANSFORMAR TUDO EM BENÇÃO AINDA QUE POR HUMILHAÇÕES. VEJA GÊNESIS 21: 9 E viu Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual tinha dado a Abraão, zombava.
 
 
2———————————————————O PEDIDO DE SARA E O PARECER DE DEUS.
 
a) PELO FATO DE HAGAR DESPREZAR SUA SENHORA E ISMAEL DEBOCHAR DE ISAQUE, SARA PEDE QUE ABRAÃO MANDE MÃE E FILHO IREM EMBORA
VEJA NO VS 9,10
ABRAÃO FICA PREOCUPADO, POIS AFINAL ISMAEL ERA SEU FILHO , E PAI NENHUM NORMALMENTE FARIA ISSO, HUMANAMENTE FALANDO.
MAS É AI QUE VEMOS DEUS APARENTEMENTE COMPLICAR AS COISAS . NA VERDADE ELE ESTÁ APENAS TRABALHANDO PELO NOSSO FUTURO
ENQUANTO NÓS SO VEMOS APENAS O PRESENTE.
 
 
b) DEUS TRANQUILIZA A ABRAÃO QUANTO AO PEDIDO DE SARA, MUITO EMBORA HAGAR E ISMAEL NÃO COMPREENDESSEM TAL ATITUDE.
VEJA O V 12. Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência.
E NO V 13 ABRAÃO ENTENDE O AGIR DE DEUS PARA ISMAEL.
Mas também do filho desta serva farei uma nação, porquanto é tua descendência.
O PROPÓSITO DE DEUS PARA ISMAEL ERA NOBRE E MUITO GRANDE; EIS AI O MOTIVO DE TÃO GRANDE PROVA. DEVEMOS ENTENDER QUE QUANTO MAIOR É O PROPOSITO DE DEUS EM NOSSAS VIDAS MAIORES SÃO AS PROVAS PARA NOSSO AMADURECIMENTO.
 
 
3)—————————————————————– HAGAR E ISMAEL NO DESERTO
 
 
a) HAGAR E SEU FILHO ISMAEL ESTAVAM AGORA EM UMA SITUAÇÃO DELICADA EM PLENO DESERTO, SEM RUMO E SEM AMPARO. VEJA NO V 14
APÓS ALGUM TEMPO DE CAMINHADA A AGUA DO ÔDRE ACABA E O MENINO SENTE SÊDE E FRAQUEZA V 15. E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores.
NO V: 16 HAGAR SENTE O DESESPERO AO VER QUE SEU FILHO AGONIZA, E SE AFASTA PARA NÃO VE-LO MORRER. ISSO É O QUE MUITA GENTE FAZ AO VER QUE TODAS AS ESPERANÇAS SE ACABARAM , MAS O MENINO EM VEZ DE SE DESESPERAR E SE ENTREGAR À MORTE COMO HAGAR , ELE OROU AO DEUS DE SEU PAI.
 
b) NO V:17 VEMOS QUAL FOI A SURPRESA DE HAGAR QUANDO O ANJO DE DEUS SE APROXIMA DELA E DIZ: E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Hagar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Hagar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
DEUS PROVIDENCIA ÁGUA NO DESERTO PARA ISMAEL NOS VS 18,19, E AINDA REVELA PARA HAGAR, TODA RAZÃO DAQUELE SOFRIMENTO AO DIZER QUE FARIA DE ISMAEL UMA GRANDE NAÇÃO.
 
RESUMO: APRENDEMOS MUITO COM ESSA PALAVRA, E DIANTE DE TANTO APRENDIZADO CITO TRÊS LIÇÕES:
 
1- NUNCA DEVEMOS NOS PRECIPITAR DIANTE DAS PROMESSAS DE DEUS , MAS DEVEMOS ESPERAR PARA QUE NO TEMPO DELE TUDO SE CUMPRA.
2-NAS GRANDES PROVAS SE DESCOBREM OS GRANDES PROPOSITOS DE DEUS PARA NÓS.
3-DEVEMOS ENSINAR NOSSOS FILHOS A ORAR E A DEPENDER DE DEUS , POIS HÁ MOMENTOS QUE OS PAIS NADA PODEM FAZER.
 
DEUS VOS ABENÇOE.—————————————————–PR ROBERTO J ALCANTARA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: